Antropologia Cultural




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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA





FICHAMENTO




Trabalho realizado pelo aluno Jonas Rafael Ferreira do Nascimento, para fins de avaliação no componente curricular Antropologia Cultural, ministrada pela professor Ana Glória, no curso de Geografia, turno tarde, período 2013.1.



Guarabira – PB
2013





Antropologia: o estudo da humanidade
Autor: HOEBEL, E. Salamson e FROST, Everett. L
 HOEBEL, E. Salamson e FROST, Everett. L. Antropologia Cultural e Social. Ed. Cuetrix. São Paulo, 1975.

O estudo antropológico esta presente em varias ciências e seu estudo têm causado grandes impactos nas ciências naturais e físicas na sociedade e nos negócios devido o objeto de estudo, o homem, que faz com que estas coisas funcionem regularmente, mas como o homem esta em uma constante evolução todas estas coisas estão em constante reforma. Em todas as áreas que possam envolver o homem a antropologia pode e deve esta envolvida, pois ela nos mostra quais evoluções que o homem teve no decorrer do tempo e em que ele deve evoluir, e como deve se comportar perante situações em que envolve outros indivíduos.
A antropologia se divide em duas partes que estuda o homem, a antropologia física que estuda a estrutura do ser humano, também conhecida como biologia humana, e a antropologia cultural porque o homem como um ser social também produz cultura. As fronteiras da antropologia vão desde relatórios de pesquisa ate a compreensão das questões que estão por traz das aparências que nós, enquanto pessoas leigas, não vemos, esta ciência, a antropologia, tem como fundamento que nada pode ser estudado plenamente se separado do todo, por isso a antropologia estuda o homem sem interferir no meio em que o mesmo vive, também não se pode compreender um todo, um sistema, sem compreender suas respectivas partes, ela ainda recusa qualquer generalização da natureza humana, pois o homem é um ser inexato quando visto apenas da experiência com a sociedade a que pertence, ou ate mesmo duas ou três sociedade, especialmente se pertencer a mesma cultura que o individuo que as estuda foi educado.
Dentro das subdivisões da antropologia, a física e a cultural, há outras subdivisões que são necessárias para abranger as necessidades que ela tem para alcançar as perguntas que a sociedade, com exatidão, tanto almeja. A antropologia cultural estuda as culturas civilizadas como mais complexas que as primitivas, mas isso não quer dizer, necessariamente, que são “melhore” ou mais “morais”. A antropologia busca respostas para as culturas passadas na arqueologia, que é uma subdivisão da antropologia cultural, que tem como objetivo completar a historia da humanidade, buscando relações entre as culturas e os povos a antropologia busca a etnologia também da antropologia cultural.
Os antropólogos devem ter conhecimento de todos os povos do mundo, mas como especialistas se concentram em um ou dois campos de conhecimento, onde deveram conhecer a literatura da área com mais profundidade. A antropologia e a psicologia tem o mesmo objeto de estudo, o homem, mas enquanto a antropologia estuda a organização do comportamento em um grupo, a psicologia se importa pelo estudo do ser individual e como ele reage a estímulos específicos.






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Simbologização Junina

O homem tem o poder de simbologizar que não seria a mesma que simbolizar, pois, simbolizar seria, segundo White, a demonstração de alguma coisa através de um símbolo (White, 2009), ou seja, uma imagem ou uma foto é a simbologia de quem ela representa, a simbologilação seria a compreensão de significado é um tipo de comportamento que caracteriza o homem em meio a sociedade e também o diferencia de outros animais, pois, os animais não conseguem compreender os significados que são atribuídos a certos gestos como por exemplo, festejos tem seus significados, a festa de um casamento tem como centro comemorar o casamento, a festa de uma debutante tem como centro comemorar os 15 anos que são completados por ela, mas nenhum destes precisa ser explicado aos convidados de cada uma das festas.
Os festejos juninos desde seus primórdios na Europa tem como base a simbologia, simbologia esta que se refere à satisfação, a alegria de ter uma colheita fértil e boa e para demonstrar aos outros toda esta felicidade eles cantavam e dançavam em ritmo de alegria de modo como disse White “simbologizar, portanto, envolve a possibilidade de criar, atribuir e compreender significados. Assim faziam eles simbologizavam toda a alegria e satisfação mostrando, sem falar verbalmente e sim simbolicamente, o quanto aquela colheita era para eles, bem vinda. Esses tipos de manifestos culturais eram a forma de caracterizar os povos do campo e assim atribuir a eles uma espécie de cultura local, que depois iria se difundir por uma vasta área da Europa, e depois em um novo país que acara de ser descoberto, aonde esta cultura iria sem muito bem aceita por todos os povos que lá existia e que iriam ser trazidos para esse pais, o Brasil, onde de forma muito especial na região nordeste deste ela se difundiria e se tornaria uma das características mais marcantes da região. Leslie A. White em seu livro o conceito de cultura fala sobre a transmissão cultural, que ele domina fluxo cultural, onde ele fala, explica e exemplifica que a cultura que hoje vemos e temos é dependente da forma como ela é transmitida a geração futura, assim ocorre com tradicional festejo de são João que ao ser transmitido a gerações futura, de pai para filho, elas tem em seu corpo atribuições de outras cultura que exerce uma grande e progressiva influencia sobre o ser que comunga, e ate mesmo à atribuições de costumes e comida que caracteriza um ciclo social, um grupo que comunga dos mesmos conceitos, e assim não conseguem deixar de lado algumas coisas, coisas essas que são incorporadas a cultura que esta surgindo dentre eles. Podemos ver o são João como uma cultura econômica, já que esta faz com que certas empresas se desenvolvam neste período, fazendo assim que em muitas vezes ela perca seu verdadeiro conceito e com isso se torne uma cultura vazia de si mesma em que o que a preenche é o dinheiro, desta forma podemos perceber que não se pode deixar de relembrar que, esta cultura não é meramente uma festa, mas uma manifestação do nosso passado.  



Referencia:
WHITES, Lestie A. O conceito de cultura/ tradução: Tereza Dias carneiro-Rio de Janeiro: editora contra pontos, 2009.










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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE GEOGRAFIA






              Como nos tornamos humanos                           (Resenha)


Trabalho realizado pelo aluno Romário Farias Pedrosa dos Santos, que será utilizado para fins de avaliação no componente curricular Antropologia ministrado pela professora Ana Gloria, no curso de Geografia turno Tarde, período 2013.1.





Guarabira – PB
2013







Resenha critica

“Como nos tornamos humanos” é um documentário produzido por Jenifer Bemam White, escrito e dirigido por Grahan Townstey. É constituído por duas partes a primeira aborda o tema “os primeiros passos”, que expõe a origem do bipedismo e o surgimento do Homo Habilis. A segunda parte tem como tema “o nascimento da humanidade” que vai trazer alguns fatos sobre os nossos ancestrais mais próximos.
O documentário, como já fica evidente em seu titulo, retrata como chegamos ao que somos hoje, ele traz um conjunto de evidencias descobertas por pesquisadores, e algumas teorias que são, apesar de poucas, o suficiente para entendermos como ocorreu a evolução até a nossa espécie humana.   
O autor a todo instante faz algumas perguntas que serão respondidas no decorrer do documentário, para encontrar essas respostas ele expõe vários estudos e achados fosseis que foram fundamentais para descobrir como evoluímos, enfim como surgiu a humanidade. Alguns achados científicos como Selam um “australopithecus afarensis” da mesma espécie de Lucy e o crânio de Toumai um “sahelanthopus tchadensis” são abordados neste documentário como fontes de suma importância para entender o inicio da evolução, do  bipedismo  e do aumento cerebral, de todos Toumai seria apontado como o ancestral mais antigo do ser humano com cerca de seis milhões de anos.
 De acordo com o autor e alguns pesquisadores existe varias teorias de como ocorreu a evolução para o bipedismo, algumas foram abordadas mais, a teoria que se adéqua melhor a situação da evolução é que; eretos os ancestrais humanos poupavam mais energia. É feita uma analise a partir do crânio de Toumai e de seus sucessores para descobrir por que eles não sofreram mudanças no decorrer de quatro milhões de anos, depois de muitas pesquisas descobriram que nessa época o clima na áfrica foi estável, situação que favoreceu as espécies que la viviam e não tiveram necessidade de se adaptar a outros meios. Também é demonstrada uma relação dos achados com o crescimento do cérebro e a evolução analisando o crânio de Selam que constatou que ela crescia mais lento que o normal era o inicio da evolução cerebral.
O autor define algumas características dos espécimes da era conhecida como surgimento da espécie humana no qual ele abrange o Homo Habilis conhecido pela capacidade de fabricar ferramentas como machado de mão a partir de pedras. Ele vai falar também sobre o Homo Erectus foi este que começou a se preocupar uns com os outros, ele caçava construía ferramentas e também foi o criador das primeiras sociedades humanas, tinha capacidade de tomar decisões e foi sua espécie que começou a migrar para fora da áfrica.
Um achado importante que o documentário cita seria o esqueleto denominado   “garoto de turkana”, ele teria grande importância para desvendar os mistérios do Homo Erectus o mais sucedido ancestral humano, por fim o que é passado é que os primeiros humanos surgiram da linhagem da espécie do garoto de turkana.
Este documentário trás uma excelente explicação da evolução humana, e é muito bem trabalhado por vários motivos, desde seus recursos gráficos, tecnológicos, e as teorias e achados que são bem explicadas. Recomendo a todos que desejam trabalhar com o tema do surgimento da humanidade que utilizem esse recurso audiovisual que é o mais completo ate o momento em informações.   


REFERENCIAS


Documentario: Como nos tornamos Humanos parte um “Primeiros passos” e dois “O nascimento da humanidade” Produzido por Jenifer Bemam White, escrito e dirigido por Grahan Townstey. Produtora Nova/PBS. Estados Unidos / 2009.

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE GEOGRAFIA






O estudo da humanidade


Trabalho realizado pelo aluno Romário Farias Pedrosa dos Santos, que será utilizado para fins de avaliação no componente curricular METODOLOGIA CIENTIFICA ministrado pela professora Ana Gloria, no curso de Geografia turno Tarde, período 2013.1.






Guarabira – PB
2013







 HOEBEL, E. Adamson e FROST, Everett L. Antropologia cultural e social. Ed. Cuetrix. São Paulo 1975.
Capitulo um. Antropologia: o estudo da humanidade.


Fichamento


De acordo com o autor conhecendo melhor a humanidade podemos encontrar soluções para os seus problemas e como enfrentalos apesar de não termos respostas claras a antropologia nos da uma base para decifralas. A utilidade da antropologia pode ser identificada na busca geral de um conhecimento mais profundo da natureza humana e de seu comportamento pelo rápido desenvolvimento que ela teve como disciplina acadêmica. A partir do ano de 1975 houve um crescimento considerável nos cursos de antropologia principalmente nos “Junior Colleges”, nas escolas secundarias e ate em escolas elementares.
O objetivo da antropologia é explorar a natureza do homem, como criatura presa a uma cultura, vivendo em sociedades organizadas sendo que cada ser tem suas diferenças mais são semelhantes em vários detalhes. Um de seus ramos estuda a origem evolutiva, da estrutura física e dos processos fisiológicos da humanidade, a antropologia estuda tanto os homens vivos como também o homem fóssil. Em primeiro lugar ela tem como objetivo explorar a humanidade como um todo, nenhuma parte pode ser entendida plenamente, ou mesmo com exatidão, se separada do todo e assim vice versa. Como a antropologia estuda o todo do ser humano ela toca em vários outros campos por isso o antropólogo deve ter varias habilidades.
No texto o autor nos da uma definição de cultura que seria o sistema integrado de padrões de comportamentos aprendidos e não seria herdado biologicamente e sim o resultado da criação humana, transmitida e absorvida através do contato com outros seres humanos. O Antropólogo cultural estuda e compara o maior número possível de sociedades humanas, primitivas e civilizadas, suas características sociais e culturais comuns e únicas do comportamento humano. O Antropólogo físico estuda e compara a mais ampla escala possível de populações humanas, antigas e modernas para determinar as qualidades biológicas comuns e únicas da humanidade. O Antropólogo geral procura relacionar as manifestações físicas e culturais em toda a sua variedade.
A Antropologia tem vários campos de estudo por isso seus profissionais devem se especializar em determinadas áreas que estão divididas entre a antropologia Física e Cultural. A Antropologia Física desenvolve um conhecimento preciso do corpo com referencias as características biológicas das populações humanas, antigas e modernas, suas áreas são a Geologia, Paleontologia, Primatologia, Genética, Anatomia, Fisiologia, Psicologia Fisiológica e Medicina.   A Antropologia Cultural estuda as características do comportamento civilizado nas sociedades humanas passadas, presentes e futuras, suas áreas são a Arqueologia, Geologia, Historia, Arte, Literatura, Música, Tecnologia, Linguística, Ciência Política, Direito, Psicologia, Economia, Sociologia e Geografia Humana.
A Etnografia que significa escrever sobre povos nos da um relato descritivo das sociedades humanas. Antigamente as únicas etnografias que tínhamos eram os relatos dos exploradores, missionários, comerciantes e soldados, hoje em dia esse trabalho etnógrafo e realizado por antropólogos treinados que estudam afundo determinada sociedade com todas as técnicas e meios que gera um relatório minucioso.
A Etnologia é a ciência dos povos de suas culturas e das histórias de suas vidas, como ciência, busca as inter-relações entre os povos e seus meios ambientes, ela empenha-se em dar explicações que vão alem da descrição enfatizando a análise e a comparação.
Os antropólogos sociais são aqueles que se especializam em relações sociais, como família e parentesco. Existe também a Antropologia Política que estuda os sistemas políticos primitivos e coloniais, os antropólogos simbólicos que procuram penetrar a significação social e as funções culturais que estão expressas indiretamente na imagem do mito, da arte e do ritual. Os antropólogos médicos procuram interpretar os sistemas não-ocidentais do pensamento e da pratica medica para os homens da medicina ocidental.
Como o autor expressa no texto, a Antropologia e a Historia concordariam que é cientificamente importante estudar os processos do crescimento e das mudanças da cultura. A cultura e a sociedade não são coisas momentâneas. Saíram do passado, existem no presente e continuaram no futuro.
A Sociologia e a Antropologia são as mais próximas entre as ciências sociais. É por esta razão que frequentemente elas estão juntas no mesmo departamento nas universidades suas semelhanças estão no interesse de ambas na organização e no comportamento social. A antropologia e a Psicologia se interessam pelo comportamento, só que com umas pequenas diferenças, enquanto a antropologia se interessa pela organização de comportamento de grupo e pela padronização cultural, a psicologia se interessa mais pelo comportamento do organismo individual e como ele reage a estímulos específicos.
O direito é um aspecto da cultura de qualquer sociedade e também muito importante como modelador de culturas. Antropologia, em muitas de suas áreas participa fundamentalmente das ciências sociais. 





Aluno: Romário farias

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